A realidade é estruturada em camadas ou níveis. Elas requerem diferentes níveis de percepção. Uma visão superficial só percebe as “pontas de icebergs” da realidade. Quando adotamos atitudes e instrumentos mais elaborados de percepção, “mergulhamos no entendimento dessa realidade mais profunda, que permite entender em níveis que vão mais próximos da essência.
Podemos conceber a realidade pela metáfora do iceberg que possui níveis os quais estão ilustrados na figura abaixo.
1º nível – Eventos: o mais visível o nível do evento em si e que são percebidos pelas pessoas envolvidas
2º nível – Padrões de comportamento: quando buscamos correlacionar padrões e evidências que possam predizer seu comportamento futuro ou desejado.
3º nível – Estrutura Sistêmica: traz a compreensão da estrutura sistêmica da realidade. Esse nível indica o que causa os padrões de comportamento, buscando explicar como as variáveis influenciam-se mutuamente em relações de causa e efeito. Permite as melhores intervenções em termos de alavancagem da mudança.
4º nível – Modelos Mentais: As estruturas da realidade social são construídas tendo por base o que as pessoas carregam em suas mentes. Os modelos mentais são os responsáveis pelas estruturas que os seres humanos constroem, seja nas cidades, na família ou nas organizações.